A Carne do Coco
O coco de roda é um “brinquedo” popular, originário da região nordeste brasileira, especificamente dos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Porém, hoje em dia é possível “coquear” em muitas outras regiões do país, haja vista a força da manifestação.
Após algumas experiências com mestres compositores, rodas de coco e convivências com alguns coqueiros nativos, o grupo Babado de Chita inova mais uma vez com A CARNE DO COCO, um espetáculo de dança espontânea, inspirado nos bailes populares de terreiros e capoeiras, nas quais a festa do coco de roda,- também conhecida como sambada, baião ou baiano, assim comumente denominada por seus brincantes e adeptos- em fusão com o carimbó do Pará trará a matiz desse encontro festivo, uma verdadeira “bailada” brasileira.
Trupés, palmas, melodias, timbres e os seus tantos sotaques nos guiarão por uma trilha que transbordará a geografia no sem fim de combinações, oportunizando o contato com o autêntico espírito popular da expressão corporal. O baile popular e “prapular”.
É a raiz do nordeste brasileiro, moldadapelo caule do norte e a fina florsudestina que revelará A CARNE DO COCO.
Ficha Técnica
Elenco: Gustavo Lima (voz, alfaia, pandeiro, efeitos e viola); Haydée Katzman (voz, sanfona, caixa e trupé) ; Jorge Balbyns (voz e trupé); Lino Cesário (saxofone e clarinete); Maíra Adissi (trupé); Maria Pimentel (trupé); Pedro Ribeiro (voz, pandeiro, atabaque, banjo e efeitos); Roberta Larizza (voz, trupé e ganzá); Roberto Oliveira (tuba); Sérgio Basseti (guitarra e ou baixo); Téo Menezes (voz, alfaia, pandeiro e atabaque)
Repertório:(autorais e domínio público) cocos de engenho, de usina, de bichos, etc
Público: todas as idades
Espaço: praças, teatros, áreas de convivência e salões em geral
Duração: 55 minutos
Necessidades técnicas: 6 microfones voz, 6 microfones percussão, 1 mic sanfona, 1 mic saxofone e clarinete, 2 direct box cavaco e viola, 1 amplificador guitarra.
ilustrações: Pedro Ribeiro